GIORGIO NICOLI
Giorgio Nicoli é uma empresa de móveis que revolucionou o setor moveleiro do país ao criar camas, complementos metálicos e armários.
HISTÓRIA
Em 1985, o empresário Giorgio Nicoli, filho de italianos, então com 35 anos, começou a fabricação de móveis metálicos para os quartos. Ao abrir sua primeira loja, a marca “Giorgio Nicoli” foi criada. Desde o começo, a Giorgio Nicoli investiu em tecnologia, pesquisas e sempre se preocupou em utilizar mão de obra e matéria prima disponíveis no país.
Pesquisas mostravam que as camas produzidas na época eram muito pesadas e antiquadas. Concluiu-se que o mercado estava aberto para receber camas leves, como as de latão, e coloridas. Na ocasião, as camas metálicas eram fabricadas artesanalmente. Giorgio Nicoli investiu, então, na automação dos processos, assessorada por engenheiros metalúrgicos da indústria automobilística e engenheiros italianos, melhorando a qualidade e baixando o custo com o uso de tecnologia e utilizando design próprio. A empresa dominava todo o processo de fabricação, da compra da matéria prima ao produto final, à venda em lojas próprias.
Giorgio Nicoli investiu em publicidade com várias campanhas. A mais famosa utilizava Regina Duarte, que na época ainda era conhecida como “a namoradinha do Brasil” (e uma das principais atrizes da Globo) como garota-propaganda. A cama ficou nacionalmente conhecida e as campanhas viraram cases na história da publicidade brasileira com o slogan. “Dê a importância que o seu quarto merece com camas Giorgio Nicoli”. Quando se falava em cama, logo se pensava em Giorgio Nicoli.
Outras campanhas se seguiram, como a da Cama de Ouro (folheada) para ser sorteada nas feiras da UD e a do Berço de Ouro (folheado) que usava o slogan “Nascer em berço de ouro não é mais força de expressão, Giorgio Nicoli proporciona isto!”. Esses produtos atraíram multidões e chegou-se à casa de milhões de inscritos para o sorteio.
Em 1989, a campanha VIVA ITÁLIA foi criada, aproveitando a parceria de São Paulo com a Itália. Em 1990, foram divulgadas campanhas ecológicas, ressaltando a preocupação da marca com o meio ambiente. Regina Duarte, Suzana Vieira e Vera Fischer estrelaram as campanhas. O sucesso de mercado fez as camas metálicas serem imitadas, com qualidade muito inferior. No final da década de 90, a Giorgio Nicoli começou a investir numa linha de armários. Giorgio Nicoli comprou máquinas e projetos de fábricas de fora do Brasil e deu início à produção, diversificando e renovando a indústria com algo refinado e moderno. Desde sempre os móveis fabricados pela Giorgio Nicoli não apresentavam problemas, porém era grande a preocupação com assistência técnica gratuita, pois naquele tempo as empresas não davam importância ao consumidor. Ao contrário da Giorgio Nicoli, que sempre prezou não só pela qualidade de seus produtos, mas também, pela qualidade de seu atendimento.